Victor sobe no pódio na 2a etapa da Formula 3 Brasil

14/04/14

EF7T1558

Com o desafio de superar os problemas acontecidos na etapa de Tarumã, a equipe seguiu para a cidade de Santa Cruz do Sul para a 2a etapa da Formula 3 Brasil. Uma série de ajustes e troca de peças e equipamentos colocaram o carro em perfeitas condições para os treinos livres, tomada de tempo e corridas (2) da 2a etapa da Formula 3 Brasil.

EF7T7435_01

Logo na sexta-feira aconteceu o primeiro treino livre de 45 minutos com pista molhada e a ansiedade para saber se todos os acertos aconteceram de maneira satisfatória nos freios que tiveram problemas na etapa de Tarumã. Foram 45 minutos e muitas trocas de posição, Victor figurou até os 8 minutos finais em 1o na sua categoria, porém com o aumento da chuva e o desgaste do pneu, ficou em 3o na sua categoria e 7o na geral.

20140414_093025

Alguns pequenos ajustes foram realizados para o treino coletivo de sábado e confirmação que os problemas no freio estavam sanados o carro fora recolhido.

Sábado, tempo com uma chuva fina e posteriormente tempo seco, assim começou e terminou o 2o treino coletivo oficial da categoria no Sábado. Victor obteve um desempenho muito bom, ficando em 1o na sua categoria e em 2o na geral.

20140414_093102

Firme e constante Victor estava convicto que tudo caminhava bem para a tomada de tempo oficial e as corridas (1a sábado e 2a domingo). Tudo ajustado e “apenas” a substituição por pneus Slicks novos, tempo seco e bastante borracha na pista já que a Stock Cars estava treinando no mesmo dia.

EF7T5535

A tomada de tempo começou as 13hs, durante 20 minutos seguidos foi quando o carro não aderia na pista, o carro saia bastante de traseira e Victor preferiu retornar ao Box e reverificar o carro inclusive aumentando a asa traseira com maior grau para melhorar a aderência, mas não deu certo e Victor fez o 6o tempo. Não ficamos nada satisfeitos com aquele resultado e recolhemos o carro no Box na busca de algo que justificasse a mudança radical de aderência.

DSCN4485

 

As 16 horas fomos para o grid com receio que algo poderia ter desajustado mas precisávamos testar e fomos para a pista. Logo nas voltas com box aberto Victor explicou que o carro estava saindo muito de traseira mas não havia tempo. Alinhado no grid, logo na largada Victor pulou para o 2o lugar em sua categoria e seguiu até a curva 13, na primeira, volta quando o carro sai de traseira fortemente e Victor não consegue controlar e graças fica na areia fofa colocada para evitar choques maiores.

Noite adentro, engenheiros e mecânicos na troca de peças da batida e revisão no que poderia ter mudado tão fortemente o comportamento do carro as 23hs, nosso mecânico Raimundo percebeu que a carga de pressão distribuída entre as 4 rodas estava muito desigual propiciando o desiquilíbrio do carro.

EF7T5454

Para a pista largando de trás mas com uma determinação incomum Victor buscava uma melhor participação e o troféu de reconhecimento de todo seu esforço e de sua equipe. Largada dada e uma largada conservadora, Victor buscou e ultrapassou cada competidor com bastante cuidado e um desempenho parecido com o acontecido no 2o treino oficial. Na 15a volta as laterais da carenagem se soltaram parcialmente, criando uma espécie de paraquedas mas mesmo assim trouxe o carro até o final e chegando na 2a posição em sua categoria.

???????????????????????????????

???????????????????????????????

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: