Uma corrida fantástica na Formula Junior e a magia do automobilismo

20/10/13

20130818_141116Um final de semana que vai ficar em nossas retinas e em nossas memórias. Muita luta e muitas surpresas desagradáveis e agradáveis, Victor e sua equipe perseguiram a perfeição e a melhor sintonia possível entre piloto, equipe e auto.

Como estas palavras soltas não dão a dimensão exata do que aconteceu nesta etapa, tentaremos resumir ao máximo os fatos.

IMG_1228

Tudo começou na sexta-feira, quando acontecem 3 treinos. O primeiro treino não foi feito porque a organização não entregou o painel da formula e também “cá pra nós” não fez falta, porque a pista estava suja e gelada. Veio o segundo e o terceiro treino do dia e as coisas foram muito bem, sempre virando abaixo de 1′ 12″.

Revisão feita e possíveis ajustes, fomos para o primeiro treino oficial de sábado, tempo excelente com 1’11″6 igual a mais 3 competidores. Nada mal, estávamos andando com pneus bem desgastados de uma corrida acontecida no autódromo de Santa Cruz.

Bem agora vai começar a narrativa do calvário do Victor e de sua equipe.

Começa o segundo treino e Victor foi auxiliar a equipe do Satti dando algumas voltas para testar seu carro e logo após algumas voltas, voltou para seu auto. Após sua saída para pista com seu carro oficial, logo na primeira volta, quebra o uniball do tramulador do cambio, fim do treino com apenas uma volta.

Vem o terceiro e último treino, uma volta rápida, quebra da homocinética externa da roda traseira esquerda, fim do treino.

Nova revisão da equipe e troca da homocinética, ajustes para tomada de tempo e pneus novos, muita concentração e pista.

Victor até 4 minutos para o final da tomada era o Pole, quando alguns pilotos de equipes diferentes começaram se ajudar “dando o vácuo” para o outro, atitude bem estranha já que eram concorrentes e de diferentes equipes mas faz parte do “jogo”. Victor foi superado ficando em 3o lugar, nada mal para quem estava com a “cara para o vento”.

20130817_133642

Bem, nova revisão no carro pela equipe Nafta e largada da primeira corrida. Logo na saída do box nas primeiras voltas antes do fechamento do box, um ruído anunciava o que seria o fim prematuro da primeira corrida. Ainda no alinhamento antes da largada o carro do Victor quebra na pista e é arrastado pela equipe de segurança do autódromo para o box. Diagnóstico “quebra da homocinética interna da caixa de marcha”. A equipe desmonta e remonta e faltando 4 voltas para o fim coloca Victor na pista, com a finalidade de testar o carro e assim termina a corrida.

De volta ao Box, a equipe desmonta tudo e começa a verificar cada detalhe já que este problema já aconteceu mais 2 vezes este ano. Diagnóstico “o eixo é mais curto do que o padrão do carro” e isto permite espaço lateral e com o tempo quebra ou desmonta. Refeito e corrigido era colocar o Victor na pista e pedir para piloto que largaria de último fazer uma corrida forte e determinada.

Equipe no alambrado, chefe de equipe no rádio, dono da equipe do meu lado na laje do autódromo, todos com vontade de ver nosso piloto na pista, fazendo seu papel.

Victor não decepcionou, nem sua equipe, nem quem veio ver o esporte e as emoções que apenas o automobilismo tem. Largada e começou um show de pilotagem dele e do piloto Rodrigo Elger (que era o penúltimo) e o Victor o último. Foram 25 minutos absolutamente reconfortantes com muitas ultrapassagens e disputas legítimas e éticas, terminando o Victor em segundo e o Elger em primeiro.

O curioso, foi a chegada ao parque fechado após o fim, todos de pé batendo palmas e reconhecendo o que estava ou melhor o que aconteceu naquele autódromo, foi mágico !!!

Agora é se preparar para algo mais, muito mais …

Nota Importante : O locutor do autódromo foi uma atração a parte, realmente emocionou todos.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: