Todos os detalhes do 3o Treino da Formula Jr.
18/01/13
Agora vamos narrar todos os detalhes dos treinos dos dias 16 e 17 de janeiro de 2013 da Formula Jr. Começando ainda no dia 15 quando fomos direto para a sede da Nafta Motorsports para ver como o bólido estava e quais eram as recomendações para o treino no dia seguinte. A primeira grata surpresa ficou pelo visual do carro que estava praticamente pronto com a presença das logos da Medabil, Cimax e Terram, principais patrocinadores do Victor Miranda. O carro ficou lindo nas cores preta e laranja, como foi escolhido aqui pelos milhares de seguidores que temos.
No Velopark com os pilotos já “experientes” e as equipes se estruturando os treinos começam com um pouco menos de descontração e mais competitividade. Iniciamos o dia entendendo um pouco do traçado do Velopark que tem um pouco mais de 2 mil metros, seus detalhes e é claro avaliando o desempenho do motor nas grandes retas, realmente um autódromo bastante rápido.
Com praticamente todos os pilotos rodando no mesmo segundo, tivemos a noção que as coisas mudaram e todos se preparam muito mais para este treino. Na média na primeira saída, os pilotos viraram em 1´06″ e após umas 8 voltas voltaram para seus boxes para começar a trocar suas experiências com as respectivas equipes.
Começam então alguns ajustes na frente e uma pequena revisão nos freios e ainda itens da suspensão dianteira.
Nova verificação no sistema de injeção pois o carro falhava um pouco em alguns trechos.
Nova saída após a revisão e ajustes para verificação se houve alguma mudança no comportamento do carro e se o tempo por volta se reduz ou se seus desafiantes melhoram os respectivos tempos.
Os ajustes e a revisão na injeção surte efeito e o tempo por volta entra na casa dos 1`04″ melhorando 2 segundos por volta. Neste momento as equipes concorrentes entram nesta mesma média. O grande problema na procura no melhor tempo não são os segundos e sim os décimos o que já aconteceu no 3o stint.
Bem, nesta fase, onde décimos são muito importantes, os ajustes são muitos e com várias revisões e detalhes, sempre baseado na percepção do piloto e a telemetria, nada é feito sem que todos estejam de acordo. Os procedimentos que são realizados é explicado do porque se está praticando o ponto, isto é fundamental e determinante na formação do piloto.
Assim encerramos o primeiro dia com o tempo de 1´03″53 o que consideramos um bom tempo, acha vista que tínhamos ainda muitos ajustes e pontos relevantes a melhorar, e ainda entendendo o amadurecimento do Victor pilotando o carro pois é tudo muito novo.
Iniciamos então no dia 17, olhando e revisando cada ponto da Telemetria sobre o comportamento do piloto e do carro. Próximo passo foi uma revisão e ajustes baseado nas conclusões desta reunião.
Existe por força do regulamento, uma quantidade máxima para voltas no circuito e tínhamos apenas 20 voltas restantes para ajustar e fazer o carro virar o mais rápido que possível.
Com um calor terrível externo e uma pista com 62oC, com uma pista 5 décimos por volta mais lenta que o dia anterior ainda assim fomos para a pista cravar 1´03″00 o que pode ser considerado um tempo excelente, vis a vis o tempo que tivemos e a experiência do Victor e é claro o tempo dos outros competidores.
Bem (da direita para esquerda) Noel Teixeira, Eduardo Satti e “Cabelo”, nossos agradecimentos para os dias que tivemos juntos e pelas conquistas nestes dias. Teremos muito trabalho pela frente e unidos chegaremos ao sucesso pleno !
A preparação para as devidas fotos para mídia impressa e eletrônica é mais difícil do que correr a 200 KM/H.
Foto oficial para a temporada 2013, realmente o conjunto ficou muito bonito.
Devemos aqui registrar nossos enormes agradecimentos a Medabil, Cimax, Terram, Olhadela.com.br, Alma Lavada e Anglo por acreditar no nosso projeto e apostar em um futuro melhor no automobilismo.